quarta-feira, 7 de abril de 2010

SUPORT MÉDIO (ENEM) | 1º ANO | CINE SESSION

SENHOR DAS ARMAS

Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.

Opinião de alguns espectadores:

"Para que serve uma arma? Se defender? Roubar? Matar? Para o personagem de Nicolas Cage (Yuri Orlov) não passa de lucro. Vindo da antiga União Soviética, entrando nos E.U.A. como judeu, descobre o comércio ilegal de armas e sua facilidade de altos lucros. Mas logo descobre que não é um ramo fácil. Mentiras. Subornos. Lidar ditadores sanguinários. Ter várias identidades. Com grande talento, o diretor e roteirista Adrew Niccol mostra como a vida de seu anti-herói e aquelas que a acompanham serão transformadas pelo seu "negócio". O filme não só mostra e ensina sobre esse assunto delicado com bastante clareza, como começamos a entender e até se simpatizar pelo personagem de Cage, uma pessoa sem escrúpulos, que vende armas para qualquer um, não importando para qual será a finalidade, para uma guerra ou para massacrar pessoas crianças e as. Utilizando freqüentemente comentário em off do personagem principal para explicações, pensamentos, informações ( o filme é baseado em fatos reais) e um leve toque de crítica no modo capitalista de ver as coisas. Ótimas interpretações, em especial de Yuri Orlov (Cage) e seu irmão Vitaly Orlov (interpretado pelo excelente ator Jared Leto). Podemos classificar o filme como Drama - com leves momentos de ação - e características de documentário, mostrando situações que existem hoje, como limpezas étnicas, massacres de milhares nos países africanos."
Filipe Alberto dos Santos
08/01/2005


"Um filme cheio de clichês, com interpretações horríveis, fatos totalmente irreais, chega a dar raiva de tanta falta de criatividade. A gota d'água pra mim é quando um avião pousa numa estrada e a roda do avião pára poucos centímetros de um bebê chorando. Esse é o típico enlatado americano, um filme mastigado, a idéia do filme até poderia ser interessante se fosse um filme dirigido com mais sensibildade, mas peca por ter intriguinhas típicas de novelas globais. Se você é um amante do cinema, gosta do cinema Europeu, esse filme lhe causará uma terrível sensação de mal-estar após o término... Realmente um fracasso, Nicolas Cage devia estar muito desesperado por dólares, porque esse filme foi decepcionante."
Gabriel Santoro
06/01/2005

2 comentários:

JEFFERSON CLAUSE disse...

Caros padauãs, este será o próximo filme da nossa lista para a série de debates sobre temáticas polêmicas e reflexivas. Antes iremos fazer um debate sobre realidade e ficção através do filme MATRIX. Espero que gostem!

Um abração! ;þ

Gabriela Ferreira disse...

Eu tô adorando os nossos debates. temos que fazer o de religião também. certo?
-gabi ferreira.