segunda-feira, 31 de agosto de 2009

SUPORT FUNDAMENTAL (CEFET) | 9º ANO

MORFOLOGIA - ESTUDO DAS PALAVRAS



Pegue dois átomos de hidrogênio e junte com um de oxigênio. Sirva em um copo e beba. Pronto. Não tem receita melhor pra matar a sede. Essa fórmula simples da água foi descoberta analisando os elementos de que ela se compõe. Os químicos perceberam que tudo à nossa volta poderia ser dividido em partículas bem menores chamadas de átomos.

Com a língua não foi diferente. Os gramáticos verificaram que as palavras se compõem por partículas bem pequenas e significativas, que eles apelidaram de "morfemas". Pegue o morfema "in", junte com "feliz" e depois acrescente "mente", e, infelizmente, se você não tiver SUPORT, você vai viajar na maionese nesse assunto de português. =D

Até agora falamos da ESTRUTURA DAS PALAVRAS em nossa língua. Ou seja, assim como os átomos são partículas minúsculas que se organizam em estruturas maiores (composições) como: éter, álcool, gasolina, paracetamol, naftalina etc., os morfemas são formas mínimas e carregadas de significado que se juntam para formar as PALAVRAS.
Só que não adianta adicionar um átomo a outro para formar uma substância. Você precisa entender de reações químicas. Da mesma forma, não dá pra agregar um morfema a outro de qualquer jeito para criar uma palavra. A coisa não funciona assim tão simples. É preciso conhecer os PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS.
Observe o quadro a seguir:
Fonte: SUPORT CURSOS (2009).
A ESTRUTURA estuda quais são os "átomos" (morfemas) de que as palavras são feitas. A FORMAÇÃO estuda quais são as possíveis "reações" (processos) que você pode fazer com estes "átomos" para criação de novas palavras. Mas vamos por partes, beleza?
PRINCIPAIS MORFEMAS DA LÍNGUA
RADICAL
É a raiz da palavra. Conhecido também como base, pois contém o significado básico da palavra. Com o radical, é possível agregar outros morfemas para construção de vocábulos novinhos em folha. Saca aí quantas palavras podemos formar a partir do radical "FERR":

VOGAL TEMÁTICA
Conecta-se ao radical dos verbos para indicar a conjugação a qual o verbo pertence (1ª -A-, 2ª -E- ou 3ª -I-).
VOGAL
TEMÁTICA
FALAREI
FALARÁS
FALA
FALAREMOS
FALAREIS
FALARÃO

Quando o radical se une à vogal temática, forma-se o TEMA. Ex: CANTA, COME, SORRI.

AFIXOS
Agregam-se antes ou depois do radical para formar outras palavras. Dividem-se em dois grupos: os PREFIXOS (conectam-se antes do radical) e os SUFIXOS (conectam-se após o radical).
PREFIXOS___________________________________ SUFIXOS
ANORMAL................................................NORMALIDADE
ANTE-SALA..............................................SALETA
ANTI-CRISTO............................................CRISTANDADE
DESLEAL..................................................LEALDADE
IMORAL..................................................MORALMENTE
INFIEL....................................................FIELMENTE
IRREGULAR..............................................REGULAMENTO
PREMATURO.............................................MATURAÇÃO
REORGANIZAR...........................................
ORGANIZAÇÃO

Nenhum comentário: